Artigos

A Escola dos meus Sonhos.

Em 17 de dezembro de 2013 às 16:37 Por Ana Márcia Pini - Diretora Pedagógica


Depois da família, acho ESCOLA a coisa mais importante na vida das crianças e dos adolescentes…

Então fico pensando na escola dos meus sonhos, desenvolvo idéias utópicas e através delas alcanço um lugar simples, cheirando a capim…

Volto e observo, ouço, mantenho-me em vigília para não perder de vista a realidade, as necessidades do mundo atual, o mercado de trabalho, os problemas de relacionamento interpessoais. E aqui, mais uma vez, confirmo a minha utopia!

Nada complicado, ao contrário, quero nossos meninos de pés no chão, quero que experimentem ver o mundo de cima, pode ser de cima da mangueira, da jabuticabeira, da goiabeira, só não vale em cima do muro.

Na escola dos meus sonhos o tempo é sagrado, nada de atrasos, mas principalmente, nada de adiantamentos, a infância e a adolescência devem acontecer no momento exato e serem vividas em sua plenitude. Cada coisa ao seu tempo!

Muito importante: nada de achar que estudante tem só cabeça, aqui entendo que na escola convivem seres humanos que pensam, sentem e fazem o mundo. Entendo também que esses seres podem ser livres à medida que se fizerem socialmente responsáveis e que serão tão mais felizes quanto promoverem esse sentimento no próximo.

Ainda muito simples: todos nessa escola, inclusive os professores, devem ter contato com os animais e com os vegetais. Aconselho que ponham as mãos na terra, na massa que faz o pão…

Quero que estudem muito, e que saibam mais, que aprendam profundamente, acredito que conhecimento para valer tem cheiro, tem cor, tem forma, movimento, entra na alma, fica no corpo e transforma o mundo.

Na escola dos meus sonhos a goiabeira recebe as crianças que chegam no verão, as folhas secas protegem a terra no outono, a fogueira esquenta os que têm frio no inverno, para que na primavera sejamos agraciados pela doce melodia dos pássaros anunciando a chegada das flores.


  Voltar