Educação Infantil


Nas atividades internas como teatro, pintura em aquarela, culinária, modelagem em argila e outros tipos de trabalhos manuais, as crianças aprendem a valorizar o trabalho feito pelas próprias mãos, além de reforçar sua auto estima, sensibilizar os seus sentidos e enriquecer a sua fantasia. Através de atividades externas, como subir nas árvores, balançar, correr e pular, as crianças de 4 a 6 anos adquirem o domínio do movimento e do equilíbrio, fundamentais para um bom desenvolvimento cognitivo.

 

A Metodologia. As práticas desenvolvidas na educação Infantil da Vivenda são baseadas na Antroposofia, criada pelo austríaco Rudolf Steiner. Esta pedagogia tem como um de seus fundamentos, o desenvolvimento integral da criança, que mais tarde disponibiliza forças para o desenvolvimento de um pensar vigoroso e uma boa noção de si mesmo, contribuindo assim para a formação de um ser humano livre, capaz de dar sentido e direção a sua vida.

 

O Material. No maternal, crianças de 2 a 3 anos são convidadas a brincar com brinquedos simples, feitos de matéria prima essencialmente natural, que lhes traz uma sensação de segurança e bem estar. Os ritmos do dia acalmam-nas e são fundamentais para o seu equilíbrio emocional. Todo o ambiente e a atmosfera gerados pela professora são aconchegantes e calorosos.