Educação Infantil

Conselho de Pais – Lista de Conselheiros

Em 18 de maio de 2016 às 10:27


O Conselho de Pais é o braço que representa os pais no tripé que sustenta a Escola. Tem o papel de ser um fórum para discussão e encaminhamento de ideias para as demais esferas da Escola. Uma função importante do Conselho de Pais é estimular a integração social da comunidade, organizando  debates, encontros, festas e palestras. Também faz parte das atribuições do Conselho deliberar, fiscalizar, aconselhar, promover e apoiar a divulgação do trabalho que realizamos e buscar apoio da comunidade escolar para as iniciativas do corpo docente.

Vocês pais (nós) fomos eleitos. Por um grande número de votos? Para ocupar uma cadeira no senado?… Não, fomos os escolhidos por nossos filhos- alunos para recebê-los e conduzi-los nesta jornada terrena.

Educar, para os pais, é uma tarefa árdua, desgastante, porque solicita de nós uma grande disposição da vontade, “exigindo que renunciemos a muitas coisas conhecidas e que assumamos outras tantas desconhecidas. Em geral contamos apenas com nossos instintos humanos mais profundos e a bagagem que trazemos de nossa infância, tanto a positiva quanto a negativa, para enfrentar o território desconhecido de ter filhos e educá-los.

Enquanto Escola a Nossa intenção (…) não é de forma alguma a de supri-los com receitas pedagógicas, nem sobrecarregá-los com tarefas que são nossas, da instituição Escola, Nesse ambito buscamos parceria na construção de uma comunidade educativa. “É preciso toda uma aldeia para educar uma criança”. No que tange à lida com os filhos, nossa intensão é encorajá-los a um estudo independente e ao fortalecimento da autoconfiança. Todos nós necessitamos de diretrizes como base para uma ação correta. Em parte elas nos são dadas pelo conhecimento. O elemento decisivo, entretanto, é naturalmente o amor.”(Dra. Ana Paula Cury).

Como somos modelos, referências para nossos filhos-alunos , deveremos cuidar muito bem de nosso caminho de auto desenvolvimento para que possamos aspirar à uma autoridade amorosa . Steiner disse que o processo de educar passa antes pelo processo de auto-educação!

Por isto, convidamos e imediatamente nos fazemos gratas por vocês, pais que têm esta vontade em refletir, entender e trocar experiências, a participar conosco da construção da Escola Vivenda.

Lista Oficial com todos os Conselheiros da Escola e suas respectivas turma:

lista.conselheiros.2016


  Voltar