Fundamental I


Durante os anos do Ensino Fundamental, o sentir, a natureza artística e o sentimento do belo se destacam. A imaginação da criança torna-se forte e viva. Todos os seus pensamentos são permeados de sentimentos. Nessa fase, a tarefa dos professores é apresentar os assuntos de estudo, sejam eles ciências, literatura ou matemática, em forma de imagens, a fim de estimular os sentimentos e o interesse do aluno. A história, por exemplo, é ensinada através de biografias e descrições, com imagens vivas, para que as crianças possam desenvolver a compreensão e o sentimento da época e do povo estudados.

 

Respeito à faixa etária. Os conteúdos são desenvolvidos levando em consideração a faixa etária dos alunos, ou seja, a composição de cada série obedece estritamente ao princípio da idade e não uma norma de regimento absoluto ou qualquer diretriz não pedagógica.

 

Ensino em época. Segundo o princípio de unidade formativa transdisciplinar, o ensino em época facilita a concentração e maior amplitude para cada tema tratado, possibilitando maior eficiência e apropriação dos conhecimentos. Para garantir a necessária interdisciplinaridade, as aulas dos diferentes conteúdos programáticos são distribuídas em épocas e aulas regulares. Dessa forma, o ensino está articulado para cumprir o exigido por lei ao longo do ano. A época é composta de 2h/aula, ministradas todos os dias, durante 15 ou 20 dias letivos.